Anunciar vaga

Golpes de falsas vagas de emprego crescem na internet; saiba como se proteger

Você já deve ter visto algum anúncio no Instagram, Facebook ou até mesmo recebindo um link no Whatsapp dizendo “Atacadão abre vagas de emprego para Operador de Caixa com salário de R$ 2.500,00”. São vagas que geralmente prometem salários altíssimos e oferecem cargos que “não exigem experiência”. Se receber uma oferta assim ou ver em algum lugar um anúncio desse tipo, desconfie!

O que é o golpe da vaga de emprego falsa?

O golpe da vaga falsa é um tipo de estelionato virtual, ele consiste em induzir as pessoas a clicarem em links ou preencherem formulários com informações pessoais para que os golpistas possam roubar dados como CPF, telefone, dados bancários, entre outros e usar posteriormente em outros tipos de golpe.

Também é comum exigirem o pagamento de alguma taxa de cadastro para começar a trabalhar ou a venda de algum curso que, supostamente, seria um pré-requisito para concorrer á vaga.

De qualquer maneira, nunca forneça seus dados pessoais para pessoas, sites ou empresas que não conheça ou nunca tenha ouvido falar nem pague nada para participar de um processo seletivo.

Como saber se uma vaga de emprego é falsa?

Erros de digitação, links ou sites suspeitos, vagas muito genéricas, com pouca ou nenhuma descrição de pré-requisitos e promessas de salários acima da média podem ser alguns sinais de uma oferta de emprego falsa.

Desconfie de qualquer cobrança para que você consiga participar de processos seletivos ou para começar a trabalhar. Comprar um curso para poder concorrer à vaga também é um forte indício de que a vaga de emprego é FALSA.

Como não cair em golpes de vagas de emprego falsa?

Além de estarem se tornando cada vez mais comuns este tipo de golpe também fica cada dia mais “profissional”, então é preciso ficar esperto.

Utilize sites de emprego confiáveis

Prefira sempre utilizar sites que já conhece e confia para procurar emprego online, o Emprega Ilhéus é uma boa alternativa caso você esteja buscando ofertas de trabalho na região sul da Bahia. Há também plataformas com a Gupy, Vagas.com.br e Solides, que são plataformas de recrutamento e seleção muito utilizadas pelas empresas para conduzir processos seletivos online.

Atenção aos endereços de e-mail

Desconfie de endereços de e-mail genéricos, por exemplo: “vagasempregorh22@gmail.com“. Profissionais de RH constumam usar endereços de e-mail fornecidos pela empresa e possuem extenção própria, por exemplo: “rh@empregailheus.com“. Perceba que, depois do “@”, o  e-mail continua com a extensão do site da empresa, isso indica que é um endereço de e-mail oficial desta empresa.

Algumas empresas e profissionais de RH podem utilizar endereços de e-mail com extenções gratuitas, como @gmail.com ou @hotmail.com, por isso é importante saber se a pessoa, perfil de rede social ou empresa que está anunciando a vaga é de sua confiança pois assim você vai saber se pode ou não confiar na oferta de emprego.

Se o contato for via Whatsapp

Nesse caso, atente-se à erros de digitação, cobranças de qualquer valor e exigência de compra de algum curso para poder participar do processo seletivo. Verifique se nas redes socias ou site oficial da empresa aparece o número de Whatsapp que está em contato com você, assim você saberá se pode ou não continuar a conversa.

O que fazer se você cair em um golpe desse tipo?

Alguma medidas devem ser tomadas caso você tenha caido em um golpe como esse. É importante guardar todos os registros de conversas e transações — caso tenha feito algum pagamento.

Procure uma delegacia de polícia e faça a denúncia desses casos. Você pode fazer uma denúncia online ou procurar a delegacia mais próxima de sua casa.

Entre em contato com a empresa que está sendo utilizada para aplicar os golpes, caso o golpista tenha utilizado o nome de uma empresa real. Essa é uma maneira de alertá-la sobre o uso indevido de sua imagem.

Caso você tenha visto a vaga em alguma plataforma ou site de vagas, entre em contato e avise do ocorrido para que a oferta seja retirada.

Para mais dicas de como se proteger de golpes envolvendo vagas falsas, nos siga no instagram @empregailheus.

Recomendado: